Como é trabalhar numa biblioteca?

Trabalhar em uma biblioteca é aprender que os sonhos de um escritor são eternos e não apenas no momento da escrita. É vivenciar crianças que se encantam com a sua primeira vez em uma biblioteca, é ver gerações de todas as idades se reciclando no mundo literário.

Aqui também vejo pessoas que usam o espaço como um abrigo, apenas para fugir de um mundo real. Passam o dia todo falando sozinhos, dando voltas e voltas sem saber o que fazer. E percebem que nem todos os usuários respeitam os livros, usando-os por obrigação académica, rabiscando-os, amassando-os, detonando-os, sem se preocupar que esses livros fazem parte de uma comunidade e passarão para outras mãos.


Aprendo aqui que nem todos os leitores que leem autores consagrados têm educação e gentileza com o próximo, pois gritam e querem burlar as regras de uma biblioteca. Aprendi que: nem sempre quem lê é educado.

Trabalhar em uma biblioteca é fazer parte de uma equipe onde todos trabalham por amor, onde todos querem dar sempre o seu melhor. Sair de casa para trabalhar na Biblioteca Circulante é ter um pouco de Cora Coralina, Drummond e Mario Quintana todos os dias na sua vida…

por Sandra Monay

(funcionária há 3 anos da Circulante)