O ladrão de palavras*

Os alunos dos 3º, 4º, 5º e 6º anos, ainda no âmbito da Semana da Leitura, estiveram envolvidos na atividade "O ladrão de palavras", realizada a partir da exploração do livro com o mesmo nome.





Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura -3.º Ano de Escolaridade, Leitura Autónoma e leitura com apoio dos professores ou dos pais.   
Impedidos das palavras luminosas, as mais doces, os meninos de uma aldeia, cercada por montes e receios, acordam um dia com barba verde de musgos.Uma nuvem de melancolia cobre parte do povoado: fica a noite sempre noite.Quem é ladrão das palavras luminosas, da alegria? 
Do texto de Francisco Duarte Mangas e das belas ilustrações de Alain Corbel sai a resposta para esta e outras inquietações.

A partir deste livro, realizaram-se as seguintes atividades:




Foi feita a sua leitura, como primeira abordagem do valor das palavras, relacionando o seu conteúdo com a realidade do mundo atual, tomando os alunos consciência da permanência confrangedora, em países e regiões, de populações que não podem usar, plenamente, da liberdade.




Por último, em trabalho de grupo, foi pedido aos alunos que refletissem, como pequenos cidadãos que habitam um país democrático, sobre quais as palavras que não devem deixar roubar e que, fizessem seguir essa escolha de um pequeno texto justificativo/ argumentativo.

O resultado deste trabalho mostra-se a seguir:



Ler mais publicações no Calaméo



*Atividade influenciada na equipa da BE do Agrupamento de Escolas de Mafra