Dia do Pijama no AESCD - 20 de novembro




O Dia Nacional do Pijama é um dia educativo e solidário feito por crianças que ajudam outras crianças. É um dia em que as crianças pequenas lembram, anualmente, a todos que "uma criança tem direito a crescer numa família".

Neste dia, 20 de novembro, as crianças foram vestidas de pijama para a escola e passaram, assim, o dia, em atividades educativas e divertida até regressarem a casa. 

Nas semanas anteriores, as educadoras organizaram, na sala com as crianças e com as famílias, um conjunto de atividades lúdicas e educativas propostas pela Missão Pijama.

As atividades para este dia foram decididas, por todas as educadoras em reunião, a fim de serem realizadas em todas as salas. Assim, o dia foi iniciado com a atividade “as educadoras dormem na sala”. Desenvolveram-se outras tais como “há palavras que fazem acordar”, identificando rimas; o cobertor barulhento que fez as delicias dos pequenos, já que tinham que identificar pelo som as crianças que estavam debaixo dos cobertores; a arca dos peluches que exigia atenção e boa memória para se lembrarem a quem pertencia o peluche que retirava da arca. Tiveram a colaboração de Encarregados de Pais, da Associação de Pais, que contaram uma história “O bebé que não queria dormir” e mostraram dois exemplares de brinquedos dos tempos dos avós. Por fim cantaram e dançaram o hino da Missão Pijama com música e letra de Pedro Abrunhosa e coreografia do Cifrão. Foi um dia preenchido e divertido!

Esta iniciativa tem um valor educativo especial porque promove o valor da solidariedade, o saber partilhar e o sentido da amizade. Por isso cada criança levou antecipadamente uma casa mealheiro de papel, a fim de colocarem lá dentro, as moedas que arranjassem junto dos padrinhos, avós, tios, primos, vizinhos e amigos.

Neste dia trouxeram as casinhas com os donativos que conseguiram. O pouco fez muito. Com este gesto de filantropia cidadã, foi possível ajudar a sensibilizar o pais e encontrar soluções que permitam que as crianças separadas dos seus pais possam crescer no seio de uma família.



Bem-haja a todos que colaboraram!



O Departamento Curricular de Educação Pré-Escolar e a Biblioteca Escolar.





Atividade Coração-Pijama 

Atividade da responsabilidade da Biblioteca escolar (Centro Escolar Centro), em que de uma embalagem de cartão, papelão ou cartolina foram recortados corações (1 para cada criança); Em cima das mesas da biblioteca as crianças encontraram recortes, desenhos para pintar, estrelas recortadas, animais recortados, etc; As crianças escolheram o que quiseram para colar no seu Coração Pijama; Os corações foram colados no painel no átrio de entrada do Centro Escolar.





Atividade "O pijama significa família!"
Atividade da responsabilidade das Bibliotecas Escolares dos Centros Norte e Sul através da qual, em sessões presenciais, os meninos das salas do Pré-Escolar foram contextualizados no significado do Dia Nacional do Pijama.
Primeiro, foram-lhes mostrados livros das BE cujas temáticas versavam os valores da família, da educação, da cidadania plena:


Depois, foi-lhes proposto construírem uma casa em papel cujo significado seria albergar uma família, conceito essencial para se entender um dos direitos da criança.
Os meninos aprenderam a fazê-las acompanhando este pequeno filme:


Depois de algumas experiências de construção nas sessões na Biblioteca, sobretudo com os meninos mais velhinhos, esta tarefa foi levada para a sala e as educadoras orientaram os meninos que, na mesma semana, colaram as casinhas num painel exterior às Bibliotecas.




As colagens foram-se sucedendo:



Os alunos do 1ºCEB, dada a extrema importância desta atividade, não foram esquecidos. Em sessões na BE, foram-lhes explicadas as alegações mais essenciais desta atividade e o seu significado profundo e atual quando, no mundo, há crianças cujo direito essencial a ter uma família, não é satisfeito. Foram-lhe mostradas imagens de crianças maltratadas no mundo de hoje, em confronto com a ainda minoria das que usufruem do direito natural a ter uma casa, uma família estável, um quarto, um PIJAMA...
A par da apresentação e debate sobre as imagens, foram-lhe lidos dois livros fundamentais nesta temática.




Atividade Pai e Mãe também brincaste?
Os pais e mães foram convidados através da Associação de Pais do Agrupamento a virem aos Centros Escolares a dramatizar as suas brincadeiras de quando eram crianças e mostraram alguns desses brinquedos.






As diversas atividades que ocorreram nas salas do Pré-Escolar dos três Centros Escolares