Projeto "Terrários - um pedaço de natureza na nossa sala"


  No Centro Escolar do Sul, sob coordenação da prof. Maria Isabel Horta de Matos, encontra-se a desenvolver um projeto, no âmbito da 13ª edição do Projeto "Ciência na Escola", lançado, para o atual ano letivo, pela Fundação Ilídio Pinho.
  Este projeto conta com a participação da turma A do 3º Ano e da sua professora Leonor Perdigão, mas também com a articulação da Biblioteca Escolar.
   Com ele, pretende-se que os alunos aprendam a fazer TERRÁRIOS, criando diversos ecossistemas, trazendo a natureza para dentro da sala de aula, observando-a e valorizando-a.
   Em sala de aula, os alunos já reuniram o material necessário com que vão, a partir de agora, construir os terrários que levarão, posteriormente, para casa. Em toda esta tarefa, houve um grande envolvimento das famílias.
   Na biblioteca escolar, desenvolveram-se, até à data, três sessões com os alunos, sendo a primeira reservada para estes conhecerem, pelo visionamento de um filme e de um PPT, os vários passos e materiais envolvidos na construção dos terrários.

FONTE - https://www.youtube.com/watch?v=M9gVKDZl9_U


  Na mesma sessão, foram divulgados os livros existentes no fundo documental da biblioteca sobre plantas e natureza.




   Numa segunda e terceira sessões, no sentido de se produzir um panfleto final de divulgação das investigações associadas a este projeto, os alunos, recorrendo às informações na internet, construíram dois documentos, sendo o primeiro sobre a bolota e o segundo sobre uma receita de pão de bolota.
   Foi-lhes dada toda a metodologia associada à procura, seleção e transformação da informação oriunda dos vários sites consultados, sendo preocupação constante a construção de documentos originais dos próprios alunos. Paralelamente, nestas sessões, os mesmos foram formados no manejo de documentos word do Open Office, aprendendo a centrar, colorir, aumentar fontes, inserir imagens e divulgar a sua fonte, criar pastas e subpastas, gravar e abrir um documento

TRABALHO SOBRE A BOLOTA
(CLICAR NA IMAGEM)
FONTE 
 https://www.google.pt/search?q=BOLOTA&rlz=1C1FDUM_enPT535PT535&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi7wuT4_tHJAhUCOBQKHXXFBuIQ_AUIBygB&biw=1360&bih=667#imgrc=Qk_Lo1VPPNrheM%3A

TRABALHO SOBRE UMA RECEITA DE PÃO DE BOLOTA
(CLICAR NA IMAGEM)

FONTE
https://www.tobetasted.com/pt/receitas/entradas-e-sopas-17/pao-de-bolota-82



Fase de aprendizagem/ construção dos terrários:



Produto final realizado pelos alunos e exposto no hall de entrada do CES.
Cada aluno poderá alterar, ao longo do ano, o seu terrário, bastando, para isso, colocar acessórios que se adequem à época, à data comemorativa, à estação do ano, à quadra festiva...