2ªSessão Escola de Pais - Segurança na Internet



São, sem dúvida, dois os mundos em que as crianças/jovens vivem atualmente: a realidade do seu dia-a-dia e o mundo digital, parecendo-lhes este último muito mais interessante e surpreendente. O espaço cibernético permite que todos se encontrem, aprendam, joguem, brinquem, enfim, e muito mais. No entanto, a segurança online deve ser uma preocupação prioritária quando se fala em crianças e jovens online. 
Partindo desta realidade, o Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão dedicou o mês de fevereiro a sensibilizar os alunos para a importância de fazerem uma utilização responsável e segura das novas tecnologias. Foram vários os parceiros que se associaram a esta causa, nomeadamente, o IPDJ, a Escola Segura/GNR e a Microsoft.
Face aos perigos existentes e ao espírito curioso das crianças/jovens, é fundamental que os Pais e a Escola estejam um passo à frente dos filhos/alunos, como forma de os educar e prevenir contra situações de risco.
Assim sendo, foi assim que no passado dia 26 de fevereiro de 2016, decorreu mais uma ação, no âmbito do Programa Escola de Pais, subordinada ao tema “Navegas em Segurança: Perigos da Internet”. Pretendeu-se, acima de tudo, refletir sobre a necessidade da família supervisionar os seus educandos na exploração das novas tecnologias, prevenindo perigos que lhes estão inerentes, auxiliando todos os presentes numa maior consciencialização do envolvimento entre pais e filhos na descoberta/exploração de um mundo em constante mutação.
Agradecemos a presença de todos e a forma como se envolveram na exploração da temática.
Agradecemos também aos docentes e alunos do Curso de Restauração que, mais uma vez, nos brindaram com uma degustação em jeito de “tea break”.

A Diretora, Madalena Dinis