Dia Nacional do pijama 2016


  Pelo segundo ano consecutivo, o AESCD associa-se à comemoração do Dia Nacional do Pijama.
  No ano letivo passado, limitou-se aos alunos do ensino pré-escolar e, este ano, estendeu-se para os 1º e 2º anos de todos os Centros Escolares.


O QUE É O DIA NACIONAL DO PIJAMA?



  O Dia Nacional do Pijama é um dia educativo e solidário feito por crianças que ajudam outras crianças. Neste dia, as crianças até aos 10 anos (creche, jardim de infância e escola de 1º ciclo), nas instituições e escolas participantes, de todo o país (continente e ilhas) - ou de países onde há escolas portugueses -, vêm vestidas em pijama para a escola e passam, assim, o dia em atividades educativas e divertidas até regressarem a casa. 

  O Dia Nacional do Pijama realiza-se a 20 de novembro de cada ano (este ano como o dia 20 calha a um domingo, celebra-se a 21 de novembro). As educadoras e professora(e)s organizam, na sala com as crianças e com as famílias, um conjunto de atividades lúdicas e educativas inspiradas pela Missão Pijama. A data coincide com o dia da Convenção Internacional dos Direitos da Criança.

Este é um dia em que as crianças pequenas lembram, anualmente, a todos que "uma criança tem direito a crescer numa família".
  O Dia Nacional de Pijama é uma iniciativa e marca registada da Mundos de Vida. É também uma iniciativa que faz parte da Missão Pijama.
(Texto retirado de http://www.mundosdevida.pt/_O_que_e_o_Dia_Nacional_do_Pijama)


KIT DIA DO PIJAMA


  Ao AESCD, assim como a todas as escolas inscritas, a nível nacional, a esta iniciativa, chegou um Kit, por cada sala, composto por um Livro - "A fada partiu a asa" - um conjunto de 28 cartas relacionadas com o conteúdo do livro para os meninos se divertirem e, ao mesmo tempo, aprenderem a compreender a narrativa do livro, uma crachá autocolante para colar no pijama e um folheto informativo sobre este dia, a entregar aos pais/ encarregados de educação juntamente com uma caixinha/ mealheiro para estes fazerem a doação que acharem conveniente.

  Durante a semana anterior, educadoras e professore(a)s, assim como as bibliotecas escolares, congregaram esforços para que este dia fosse bem passado, não esquecendo sempre o seu verdadeiro significado. Foram construídas casas de fadas, fadas miniatura, fadas pintadas, asas de fadas, foram efetuados jogos dentro e fora das salas, foram construídos painéis onde se foram colocando os resultados dos trabalhos e, no dia 21, muitos meninos e pessoas grandes vieram de pijama, lembrando que isso significa ter uma família e lembrar, num gesto solidário, que muitos, infelizmente, não a têm por esse mundo fora.

  Estão de parabéns, como sempre, as educadoras, professores e alunos deste Agrupamento que souberam abraçar uma atividade com a importância que esta tem no crescimento moral dos seus alunos e, também, funcionários das várias escolas, não esquecendo a forte e importante colaboração dos pais/ encarregados de educação que, de uma forma abnegada, souberam colaborar, mesmo financeiramente, mostrando a todos que, mesmo em tempo de crise, a solidariedade humana é um valor resistente.