Cria uma narrativa - 5º Ano



    A Biblioteca Escolar, em trabalho conjunto com a sala de aula, está, de novo, a implementar, no presente ano letivo, a atividade “Cria uma narrativa”, dirigida aos alunos do 5º Ano. 
  Como todos reconhecemos, saber/ gostar de ler/ escrever, para além de permitir a descodificação e assimilação da informação, estimula a reflexão, a capacidade crítica, a criatividade e condiciona a riqueza vocabular. Procurando, acima de tudo, incentivar a leitura, é preocupação desenvolver, com esta atividade, algumas iniciativas que permitam fomentar, nos alunos, simultaneamente o gosto pela leitura e a consciencialização da sua importância. 
  Contando com o empenho e a criatividade de todos os Alunos envolvidos e Encarregados de Educação das turmas do 5º Ano, a Biblioteca da Escola propõe, como atividade, dar seguimento ao texto apresentado, tendo, como finalidade, a criação de uma história construída e partilhada por todos. A marca individual de cada contribuição deverá ser registada através da assinatura de cada escritor(a) – seguindo o exemplo: Nome, pai/mãe/outro familiar/encarregado de educação do aluno; aluno (nome, número). Cada escritor tem direito a escrever uma só página e a ilustrar, com um desenho, a lápis de carvão e de cor, a página seguinte, sendo que esta ilustração se refere ao que cada um escreveu.
   Em último lugar, importante é dizer que os textos, apesar de serem redigidos por diversos escritores, devem ter um seguimento lógico de uns para os outros, pelo que o aluno que continua o texto, deve ter a preocupação de ler os anteriores para, assim, não haver qualquer quebra na narrativa.