Encontro com a escritora Ana Luísa Pais


No passado dia 20 de fevereiro os alunos do 9.ºAno receberam a visita da alegre e bem disposta escritora Ana Luísa Pais, com a apresentação do seu livro "Socorro! Sou uma adolescente!

Num registo ligeiro e diarístico, com capítulos curtos, a vida de Catarina é-nos contada na primeira pessoa, desde os seus 8 anos, quando encontra o amor pela primeira vez no professor de educação física, até ao último dia de aulas do 12º ano.

Apesar de ser uma narrativa leve, qualquer jovem se identificará com as experiências relatadas, e qualquer adulto reviverá momentos da sua adolescência atrás de um qualquer pavilhão da escola secundária.

Catarina e os seus amigos são os jovens protagonistas do livro que nos apresenta, de forma divertida, o roteiro das primeiras coisas e os seus antagonismos: o primeiro cigarro, a primeira festa, o primeiro beijo, a primeira morte. A par das primeiras experiências, explora-se a dinâmica das relações digitalizadas, onde impera as necessidades dos SMS e a desesperança quando não há saldo no telemóvel. Há ainda uma maximização das mudanças femininas do corpo, a menstruação e o crescimento do peito são metas ambicionadas.

A adolescência é marcada por mudanças biológicas, mas não só, e a sua vivência coloca qualquer jovem a pensar sobre as transformações vividas, o sentido das mesmas e como ir gerindo as novidades com amigos que estão em situação idêntica e com adultos/pais que já lá não estão – mas com quem é preciso negociar as entradas na vida adulta.