Literacia 3D - O desafio pelo conhecimento




O LITERACIA 3Di é uma iniciativa da responsabilidade da Porto Editora que consiste num desafio nacional dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico de todo o país, envolvendo os respetivos professores e estabelecimentos de ensino, com o propósito de avaliarem as suas competências em quatro dimensões do saber: Matemática, Ciência, Leitura e Inglês
Este desafio pelo conhecimento decorre durante o ano letivo 2017-2018 em três fases – local, distrital e nacional –, com base em provas interativas disponibilizadas através da plataforma online Escola Virtual.

Com esta iniciativa, a Porto Editora pretende contribuir para o desenvolvimento educativo, pessoal e social dos jovens.

Porque o nosso futuro coletivo constrói-se todos os dias, a Porto Editora acredita que este desafio pelo conhecimento beneficiará os nossos alunos, ajudando-os a consolidar as aprendizagens e a elevar os níveis de conhecimento num contexto similar ao das avaliações internacionais.


Ano letivo 2017-2018
Para a presente edição, os alunos do 5.º ano são desafiados para a literacia de Matemática, os alunos do 6.º ano para a literacia de Ciência, os alunos do 7.º ano para a literacia de Leitura e os do 8.º ano respondem a questões de Inglês.

- 20 alunos do 5.ºAno, participaram na Literacia de Matemática
- 15 alunos do 6.ºAno, participaram na Literacia de Ciência
- 15 alunos do 7.ºAno, participaram na Literacia da Leitura
- 20 alunos do 8.ºAno, participaram nas questões de Inglês


Apesar da excelente prestação dos nossos alunos os resultados obtidos não foram suficientes para assegurar a presença na Final, que se realiza no próximo dia 11 de maio, no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, em Lisboa. 
Contudo, acreditamos que o balanço da vossa participação é bastante positivo e que esta experiência servirá de motivação extra para que os vossos colegas e vocês encarem, ainda com maior entusiasmo, os desafios pelo conhecimento que o futuro vos reserva. 

Deixamos aqui um muito obrigado pela vossa participação e contamos sempre com vocês! 


Mateus Alho, Maria Francisca Cardoso, Mariana da Cruz e Inês Pires.