Plano Nacional de Leitura (PNC)


O Plano Nacional de Cinema (PNC) é uma iniciativa conjunta da Presidência do Conselho de Ministros, através do Gabinete do Secretário de Estado da Cultura, e do Ministério da Educação e Ciência, pelo Gabinete do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, conforme Despacho n.º 15377/2013, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 229, de 26 de novembro de 2013, e operacionalizado pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), pela Cinemateca Portuguesa — Museu do Cinema e pela Direção-Geral da Educação (DGE).
O PNC está previsto como um programa de literacia para o cinema e de divulgação de obras cinematográficas nacionais junto do público escolar, garantindo instrumentos essenciais e leitura e interpretação de obras cinematográficas junto dos alunos das escolas abrangidas pelo programa.


Ano Letivo 2017-2018



Publico-Alvo: Alunos do 12.ºAno
Aulas de EMRC - Ética, Política e Religião

Direção: João Correia, Francisco Manso
Ano: 2011
Aristides de Sousa Mendes do Amaral e Abranches nasceu em Cabanas de Viriato, a 19 de Julho de 1885, no seio de uma família aristocrática rural, católica e conservadora. Ocupou diversas delegações consulares portuguesas pelo mundo fora, entre elas Zanzibar, Brasil, Estados Unidos ou Guiana. Cônsul de Portugal em Bordéus em 1940, ano da invasão da França pela Alemanha nazi na sequência da Segunda Grande Guerra, Sousa Mendes desafiou as ordens expressas do primeiro-ministro, Salazar (que, durante esses anos, manteve a neutralidade de Portugal), e concedeu mais de 30 mil vistos de entrada em Portugal a refugiados de todas as nacionalidades que desejavam fugir de França. Revelando uma coragem e determinação invulgares - e consciente do risco para sua vida e a da sua família -, recusou-se a entregar milhares de pessoas a um destino certo nos campos de concentração nazis. Confrontado com os primeiros avisos de Lisboa, ele terá dito: "Se há que desobedecer, prefiro que seja a uma ordem dos homens do que a uma ordem de Deus". Aristides de Sousa Mendes faleceu na miséria, a 3 de Abril de 1954, no hospital dos franciscanos em Lisboa.



Publico-Alvo: Alunos do 11.ºAno
Aulas de EMRC - Ética e Economia

Direção: Edward Zwick
Ano: 2006
Um diamante rosa raro pode mudar ou destruir a vida de dois africanos: Danny Archer (Leonardo DiCaprio), um ex-mercenário do Zimbabué, e Solomon Vandy (Djimon Hounsou), um pescador da tribo mende. Com a Guerra Civil nos anos 90 na Serra Leoa em pano de fundo, Solomon sabe que esse diamante pode não só permitir a libertação da mulher e das filhas, condenadas a viver como refugiadas, mas também salvar o filho de um destino pior: o de criança-soldado. Mas Solomon sabe também que esse diamente pode ditar a sua morte. Archer, que ganha a vida a trocar diamantes por armas, ouve falar no diamante e imediatamente percebe que o seu valor é suficiente para o salvar, afastando-o de África e do círculo de violência e corrupção que o engoliu. É então que aparece Maddy Bowen (Jennifer Connelly), uma jornalista americana, cheia de ideais, que vai para a Serra Leoa tentar descobrir a verdade por trás das guerras, os diamantes e aqueles que lucram com toda a situação. Maddy procura Archer como fonte para o seu artigo, mas rapidamente percebe que ele precisa tanto dela como ela dele. Com a ajuda de Maddy, Archer e Solomon iniciam uma perigosa viagem pelo território dos rebeldes. Archer precisa que Solomon descubra e recupere o valioso diamante rosa, mas Solomon anda à procura de algo mais precioso: o seu filho. Realizado por Edward Zwick, a fotografia de "Diamante de Sangue" é assinada pelo português Eduardo Serra.


Publico-Alvo: Alunos do 10.ºAno
Aulas de EMRC - Sentido para a Vida

Direção: Rob Reiner
Ano: 2007
Edward e Carter embarcam numa viagem e descobrem que nunca é tarde para aproveitar a vida ao máximo.
O multimilionário Edward Cole e o mecânico Carter Chambers vivem em mundos diferentes. Os seus destinos cruzam-se num quarto de hospital e descobrem que têm duas coisas em comum: um desejo de gastar o tempo que lhes resta a fazer tudo aquilo que sempre desejaram e uma necessidade inconsciente de se aceitar tal como são. Juntos embarcam numa viagem única, tornando-se amigos e aprendendo a viver com sensatez e humor.


Publico-Alvo: Alunos do 9.ºAno
Aulas de EMRC - A dignidade da vida humana

Direção: John Kent Harrison
Ano: 2009
Baseado na verdadeira história de Irena Sendler, uma assistente social polaca que durante a Segunda Guerra Mundial ajudou a salvar cerca de 2500 crianças Judias, contrabandeando-as para fora do Gueto de Varsóvia. Depois ela acabou presa pelos Nazistas. Filme produzido para a televisão, que foi indicado a vários Prémios Emmy…

Publico-Alvo: Alunos do 8.ºAno
Aulas de EMRC - O Amor


Direção: Adam Shankman
Ano: 2003
Em plenos anos 90, Landon Carter (Shane West) é punido por ter feito uma brincadeira de mal gosto em sua escola. Como punição ele é encarregado de participar de uma peça teatral, que está sendo montada na escola. É quando ele conhece Jamie Sullivan (Mandy Moore), uma jovem estudante de uma escola pobre. Com o tempo Landon acaba se apaixonando por Jamie que, por razões pessoais, faz de tudo para escapar de seu assédio.


Publico-Alvo: Alunos do 7.ºAno
Aulas de EMRC - A adolescência e os afetos

Realizador: Mark Levin
Ano: 2005
Os pais de Gabe separaram-se há um ano e meio, mas ainda partilham o apartamento. Gabe é feliz saindo com os seus amigos, jogando basquetebol e andando pelo bairro. Não tem tempo nem interesse pelas raparigas. Mas quando se inscreve nas aulas de karaté e tem de fazer dupla com Rosemary Telesco (Charlie Ray), que conhece desde os tempos do jardim-de-infância, tudo muda. Gabe apaixona-se por Rosemary, apesar de não entender bem esses sentimentos que o atormentam e o enchem de emoção ao mesmo tempo.










No âmbito do PNC, os alunos do Pré-Escolar e 1.ºCiclo visionaram um conjunto de curtas metragens premiadas que suscitaram reflexões interpretativas em relação ao seu conteúdo.
FILME 1
Título - "The brige"/ "A ponte"
Realização - Ting Chian They


FILME 2
Título - "Alma"
Realização - Rodrigo Blaas


FILME 3
Título - "Children"/ "Crianças"
Realização - Takuya Okada


FILME 4
Título - "Big Buck Bunny"
Realização - Sacha Goedegebure


FILME 5
Título - "Big catch"
Realização - Moles Merlo


FILME 6
Título - "Catch it"
Realização - Paul Bar e outros


FILME 7
Título - "Farewell"
Realização - Chen Yang Hsu e outros


FILME 8
Título - "Rubato"
Realização - Félix Ferrand e outros


FILME 9
Título - "Broken"
Realização - Bryan Locantore e outros


FILME 10
Título - "Hewn"
Realização - Kelly McCarter


FILME 11
Título - "Silent"
Realização - Dolby Produtions


FILME 12
Título - "Trouble in Paradise"
Realização - Shane Collins


FILME 13
Título - "Origami"
Realização - Joanne Smithies e outros


FILME 14
Título - "A lenda do espantalho"
Realização - Marco Besas


FILME 15
Título - "Mom -A mother, missing home"
Realização - Wooksang Chang