Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão
13/03/2018
08/03/2018
07/03/2018
06/03/2018
04/03/2018
03/03/2018
Encontro com a escritora e ilustradora Maria Sousa
No dia 27 de fevereiro os alunos do Pré-Escolar receberam a alegre e bem-disposta Maria Sousa, escritora e ilustradora de diversos livros.
Com a apresentação, dramatização e ilustração do livro "A Mata da avó Luísa", Maria deixou os nossos alunos radiantes com esta história e com muita vontade de a conhecer melhor, pois a mata da avó Luísa é um lugar muito especial… limpo e cuidado, porém selvagem, com seres vivos interessantes.
Rafael é um menino de 5 anos, que se diverte a observar os bichinhos que aí vivem com os seus afazeres do dia-a-dia e fica muito entusiasmado ao conhecer Tareco, um gato esperto e super rápido.
Este menino curioso descobre que Tareco já tem uma família e que precisa de um abrigo para ela. Ao tentar ajudá-los, Rafael vê-se envolto num grande sarilho. A avó Luísa, não sabendo onde se encontra o seu neto, fica desesperada e procura-o.
Será que Rafael conseguirá livrar-se do problema em que se vê envolto e aprender uma lição de vida?
Obrigado Maria!
Encontro com a escritora Ana Luísa Pais
No passado dia 20 de fevereiro os alunos do 9.ºAno receberam a visita da alegre e bem disposta escritora Ana Luísa Pais, com a apresentação do seu livro "Socorro! Sou uma adolescente!
Num registo ligeiro e diarístico, com capítulos curtos, a vida de Catarina é-nos contada na primeira pessoa, desde os seus 8 anos, quando encontra o amor pela primeira vez no professor de educação física, até ao último dia de aulas do 12º ano.
Apesar de ser uma narrativa leve, qualquer jovem se identificará com as experiências relatadas, e qualquer adulto reviverá momentos da sua adolescência atrás de um qualquer pavilhão da escola secundária.
Catarina e os seus amigos são os jovens protagonistas do livro que nos apresenta, de forma divertida, o roteiro das primeiras coisas e os seus antagonismos: o primeiro cigarro, a primeira festa, o primeiro beijo, a primeira morte. A par das primeiras experiências, explora-se a dinâmica das relações digitalizadas, onde impera as necessidades dos SMS e a desesperança quando não há saldo no telemóvel. Há ainda uma maximização das mudanças femininas do corpo, a menstruação e o crescimento do peito são metas ambicionadas.
A adolescência é marcada por mudanças biológicas, mas não só, e a sua vivência coloca qualquer jovem a pensar sobre as transformações vividas, o sentido das mesmas e como ir gerindo as novidades com amigos que estão em situação idêntica e com adultos/pais que já lá não estão – mas com quem é preciso negociar as entradas na vida adulta.
Subscrever:
Comentários (Atom)
-
Os mesmos níveis de ensino da atividade anterior foram o público-alvo de uma outra, ainda incluída na Semana da Leitura: "A grande fáb...
-
A Semana da Leitura é um evento anual dedicado a celebrar e promover o hábito de ler, enfatizando a importância da leitura no desenvolvime...































