24/02/2019

Concurso "O que estás a ler?"


CONCORRE!!!



O Plano Nacional de Leitura 2027 apoia a 6.ª edição do Prémio O que estás a ler, promovido pela OEI e Fundación SM, um concurso de partilha de jovens leitores dos países ibero-americanos.

O que estás a ler é um concurso para que jovens entre os 15 e os 17 anos partilhem experiências literárias através de um blog elaborado individualmente ou em grupo. Este ano, a novidade reside no facto de também poderem participar formato vídeo. Em cada país, e por cada categoria, haverá um vencedor, que ganhará um tablet como prémio. As candidaturas podem ser feitas entre 6 de fevereiro e 10 de maio de 2019, inclusivé.

O que estás a ler tem como objetivo fomentar o hábito de ler entre os jovens da Ibero-América e gerar uma ampla rede de blogs para que os estudantes possam conhecer-se, exprimir-se, conectar-se, compartilhar experiências e construir uma identidade ao redor da leitura.



PNL - Desafios fevereiro 2019








03/02/2019

Encontro com a escritora Pat R




Pat R (nome artístico de Patrícia Ribeiro), é uma autora portuguesa, natural de Évora. Viveu na cidade até aos dezoito anos, tendo-se mudado depois para Lisboa, onde reside até ao momento. Tendo crescido num ambiente altamente influente a nível artístico, desde cedo desenvolveu um gosto particular pela música, cinema, fotografia e literatura. Começou a escrever muito cedo, tendo completado o primeiro trabalho mais extenso aos 12 anos. A partir de então, dedicou-se, incessantemente, à escrita de argumentos, romances, poesia e contos, durante os anos de ensino secundário e de faculdade.
 
Estudou Estudos Artísticos, Publicidade e Marketing e Cinema (na Escola Superior de Teatro e Cinema) e, em 2014, decidiu dedicar-se exclusivamente à escrita. 

Em 2014, publicou a sua primeira novela Inércia. Depois disto, dedicou-se a tempo inteiro à pesquisa e produção do projeto Os Homens Nunca Saberão Nada Disto, que viria a ser o seu primeiro romance. Em fevereiro de 2015, publicou O Pijama da Gata, a sua segunda novela, que já estaria escrita há alguns anos. 

Em Dezembro de 2015, publicou Os Homens Nunca Saberão Nada Disto, o primeiro resultado do investimento exclusivo na sua carreira literária. O romance tem sido apresentado pelo país, com uma receção excelente. As 68 sugestões musicais que inclui ajudam a recriar o mood da história e têm sido interpretadas como uma assinatura da autora, consideradas inovadoras no âmbito literário e um complemento interessante à leitura. 

Desde 2016, tem colaborado com diferentes ilustradores numa plataforma de contos lançada online no seu website e colaborado na escrita de guiões, workshops de escrita/ilustração, enquanto trabalha num novo projeto literário. 

De entre as variadas influências em todas as artes, destaca-se, a nível da literatura, o trabalho de Charles Bukowski, William S. Burroughs, Jack Kerouac, J.G. Ballard, Hemingway, Fitzgerald, William Blake, Émile Zola, Marguerite Duras, Hunter S. Thompson, Philip Roth, Kathy Acker, Irvine Welsh, Donna Tartt, Jonathan Franzen e Bret Easton Ellis, entre muitos outros. 




Fevereiro-Mês da Internet Segura no AESCD





Missão: Exploradores das Bibliotecas