A professora Maria La Salete Silva, da equipa da BE da EB, juntamente com as turmas dos 6º/ 7º C de que é docente na disciplina de Educação Tecnológica, dinamizou uma exposição sobre o Halloween, na BE da EB.
No passado dia 25, foi divulgada, através da página do Facebook da "Rádio Miúdos", a lista das seis escolas vencedoras. Infelizmente, entre elas não se encontrava Sta. Comba Dão.
Tal não significa que o spot publicitário enviado não tivesse incontestável qualidade.
Durante cerca de uma semana, onze alunos de todas as turmas do 5º ano, orientados pelo professor bibliotecário e coadjuvados tecnicamente pelas Edições Convite à Música, construíram o spot que aqui se divulga como tributo a todo o entusiasmo com que o mesmo se elaborou.
Escolas vencedoras
Escola Básica João Afonso, Aveiro
Escola Básica de Tondela, Viseu
Escola Básica nº1 da Lousã
Escola Básica nº1 de Condeixa-a-Nova
Escola EB 23 João Franco, Fundão
ES/3 Martinho Árias de Soure, Coimbra
O livro "O alfabeto dos países", de José Jorge Letria, com ilustrações de Afonso Cruz e editado pela Oficina do Livro, serviu de base a esta atividade incluída no tema "Ligar comunidades e culturas", do MIBE 2017.
A atividade consiste em entregar aos alunos, de forma aleatória, os poemas criados pelo autor, que descrevem os vários países do mundo, tendo como critério a primeira letra do mesmo.
Depois de lidos, em trabalho de grupo, procedem à localização geográfica dos países referidos em atlas, formato livro ou online. Após esta tarefa, é a vez de, recorrendo às fontes disponíveis na Biblioteca, procederem à recolha da informação necessária para o preenchimento das tiras de trabalho entregues.
O concurso de ideias “Ligando comunidades e culturas” é a iniciativa que a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) lança este ano para assinalar o MIBE.
O seu objetivo principal é fomentar um debate em torno do tema. Desse debate surgirão as ideias-chave e as estratégias para que a biblioteca se apresente como o lugar onde se ligam comunidades e culturas.
Até 31 de outubro, a Biblioteca Escolar do AESCD desafia os alunos do 3ºCiclo a constituir uma equipa para pôr a sua criatividade em ação e apresentar uma ideia em forma de um jogo.
Os participantes deverão seguir com rigor o estipulado no regulamento.
Vem à tua Biblioteca para o conheceres melhor! E participares!
O tema do MIBE 2017 - Ligando comunidades e culturas - é chão fértil para abordar temas de civilidade entre os alunos mais novos cuja personalidade e integração social estão a formar-se.
Daí que se tenha pegado no livro "O menino de cor", editado pelos Livros Horizonte, adaptado de um conto tradicional africano, para iniciar as conversas sobre diferença e tolerância, aceitação da diferença, valores tão importantes para a nossa cultura e para a ligação das diferentes comunidades.
Dando continuidade ao tema, foi a vez de dar a conhecer o livro "Por que somos de cores diferentes", da autoria de Carmen Gil, editado pela Editora Campo das Letras.
A aceitação da diferença é, inegavelmente, um dos pilares de construção social e uma apropriação que se quer efetiva e real em cada aluno. O contacto com com instrumentos que familiarizem as crianças nestes princípios é papel fundamental da Escola.
Nesta linha, leu-se e falou-se amplamente de dois livros:
"Não faz mal ser diferente", um livro de Todd Parr, editado pela Gailivro...
... e "Somos todos diferentes", de Emma Damon", editado pela Editorial Presença".
Outros livros sobre esta temática foram desbravados, retirando, daqui e de acolá, uma frase, um pensamento...
Esta atividade concluiu-se com o livro "A biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente", de Mafalda Milhões, numa edição O bichinho do conto, maneira soberba de demonstrar aos alunos que este espaço é, por si, de abertura, de integração democrática, de igualdade de oportunidades e de não exclusão.
A Ajudaris é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) com estatuto de utilidade pública.
O projeto pioneiro e inovador nascido em 2008 “Historias da Ajudaris”
desafia anualmente crianças de todo o país a escreverem histórias para
ajudarem outras crianças tem como objetivos:
1. Despertar e fortalecer os hábitos de leitura e da escrita;
2. Estimular a prática da cidadania e da solidariedade;
3. Aproximar os contextos Escola - Família e Comunidade;
4. Impulsionar a rede de voluntariado na comunidade.
A 10ª edição do concurso Histórias da Ajudaris obedece ao tema a "Natureza". As escolas que pretenderem participar neste concurso deverão inscrever-se até 31 de janeiro de 2018, através do preenchimento do formulário disponível on-line.
A atividade surgiu com base no livro "Rãs, Príncipes e Feiticeiros", um livro de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, com as lindíssimas ilustrações de Danuta Wojciechowska, editado pela Caminho.
Este livro apresenta oito diferentes histórias, lendas, contos tradicionais de oito países com língua oficial portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Guiné, Moçambique, Portugal e Timor.
Os alunos são convidados a ouvir, com muita atenção, estas pequenas histórias:
A atenção é testada, em seguida, com 5 simples questões neste formulário:
Por último, são convidados a descobrir, geograficamente, os locais de que se fala nas histórias. Para isso, usam o livro "Atlas do mundo em puzzle", editado pela Edicare. Primeiro, localizam o continente e, no continente, o país referido. Finalmente, a diversão consiste em fazer os puzzles o mais rapidamente que consigam!
O tema do MIBE 2017 - Ligando comunidades e culturas - proporcionou, com base no livro "Civilizações e Povos", da coleção Eu quero saber", da Editora Texto, uma exposição que procurou, numa perspetiva diacrónica, fazer um percurso histórico pelas várias civilizações.
Apps for Good é um movimento tecnológico educativo que chega aos jovens através de
parcerias com organizações de educação formal ou não formal – escolas,
colégios, centros da juventude, clubes de informática, entre outros.
Professores e alunos trabalham em equipa para darem resposta a questões
relevantes do seu dia-a-dia através da criação de apps para smartphones ou tablets.
Através do Apps For Good têm acesso a conteúdos
digitais e podem contactar com especialistas de todo o mundo. Depois, deixamos
os professores fazerem aquilo que melhor sabem fazer: inspirar e guiar os
jovens.
Com este projeto
pretende-se desafiar grupos de alunos apoiados por professores, a assumir o
papel de “Problem Solvers” e “Digital Makers”, ao longo de todo o
processo de criação de uma App que contribua para
a resolução de um problema da comunidade escolar.
Vão fazer participar neste projeto alunos do 11º e 12ºAnos dos Cursos
Profissionais do AESCD, sendo orientados pela professora bibliotecária.
Ao longo do mês de outubro serão várias as atividades que iremos dinamizar, tendo como objetivo destacar a importância das bibliotecas escolares na educação, assim como promover o gosto pela leitura.
"Ligando Comunidades e Culturas" , é o tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), ligando comunidades (comunidades de aprendizagem de todos os tipos e nossas próprias comunidades sociais) e culturas ao redor do mundo enquanto compartilhamos o nosso amor pelas bibliotecas escolares e mostramos algumas das atividades maravilhosas que se realizam em nossas bibliotecas .