MIBE 2017 - Ler, refletir e ....




O tema do MIBE 2017 - Ligando comunidades e culturas - é chão fértil para abordar temas de civilidade entre os alunos mais novos cuja personalidade e integração social estão a formar-se.
Daí que se tenha pegado no livro "O menino de cor", editado pelos Livros Horizonte, adaptado de um conto tradicional africano, para iniciar as conversas sobre diferença e tolerância, aceitação da diferença, valores tão importantes para a nossa cultura e para a ligação das diferentes comunidades.



View more presentations or Upload your own.

Dando continuidade ao tema, foi a vez de dar a conhecer o livro "Por que somos de cores diferentes", da autoria de Carmen Gil, editado pela Editora Campo das Letras.




View more presentations or Upload your own.

A aceitação da diferença é, inegavelmente, um dos pilares de construção social e uma apropriação que se quer efetiva e real em cada aluno. O contacto com com instrumentos que familiarizem as crianças nestes princípios é papel fundamental da Escola.
Nesta linha, leu-se e falou-se amplamente de dois livros:

"Não faz mal ser diferente", um livro de Todd Parr, editado pela Gailivro...





View more presentations or Upload your own.

... e "Somos todos diferentes", de Emma Damon", editado pela Editorial Presença".


Outros livros sobre esta temática foram desbravados, retirando, daqui e de acolá, uma frase, um pensamento...




Esta atividade concluiu-se com o livro "A biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente", de Mafalda Milhões, numa edição O bichinho do conto, maneira soberba de demonstrar aos alunos que este espaço é, por si, de abertura, de integração democrática, de igualdade de oportunidades e de não exclusão.