Dia Internacional para a Redução de Catástrofes

O Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, deliberado em 1989 pela Assembleia Geral das Nações Unidas e que se comemora no mês de outubro, pretende chamar a atenção de todos os Estados para a necessidade de adotarem políticas que visem a prevenção e a redução de danos, humanos e materiais, diretamente causados pela ocorrência de fenómenos de origem natural.

Neste contexto a Biblioteca Municipal Alves Mateus em parceria com a Biblioteca Escolar do Agrupamento desenvolveram junto dos alunos do 4ºAno dos 3 Centros Educativos sessões de esclarecimento, entre os dias 9 e 11 de outubro.

E como a leitura é magia, mesmo em livros digitais, os alunos, os professores bibliotecários e os professores das turmas, partilharam uma aventura digital na exploração do livro "Nós e os Riscos" fornecido pela Associação Nacional da Proteção Civil. No final todos os meninos receberam um pequeno folheto criado pelos professores bibliotecários com o resumo da informação presente no livro para mais tarde estudarem.

Também no dia 12 de outubro da parte de tarde, alguns alunos do 8ºAno do Agrupamento estiveram presentes numa palestra dinamizada pelo GIPS, a convite da Biblioteca Municipal Alves Mateus, que constou da apresentação das várias vertentes de atuação desta Unidade que tem por missão específica a execução de ações de prevenção e de intervenção de primeira linha em todo os território nacional, em situações de emergência de proteção e socorro.