Dia da Alimentação e saúde na Biblioteca e Escola



No dia da Alimentação os alunos do Curso de Educação e Formação - Serviço de Mesa e os alunos do Curso Profissional de Técnico de Restaurante-Bar presentearam-nos com algumas iguarias e com dicas para uma alimentação correta.



Aqui deixamos alguns desses momentos.






No dia 16 de outubro, no Centro Escolar do Centro, foram desenvolvidas diversas atividades no âmbito do Dia Mundial da Alimentação, em parceria com a Biblioteca Escolar.
Tendo como princípio orientador o desenvolvimento de hábitos de vida saudável nas crianças e no sentido levar este tema à comunidade, foi realizada uma “Caminhada pela Saúde”, pelas principais ruas de Santa Comba Dão.
Ao longo da caminhada, os alunos procederam à distribuição de panfletos, com informação e alguns conselhos sobre alimentação saudável à população que, de forma simpática, acolheu e ouviu os nossos meninos, manifestando apreço pela realização desta iniciativa.
O percurso foi realizado por todos os intervenientes com muito entusiasmo e dedicação.
Na cabeça todos levaram um adereço muito colorido alusivo ao tema, decorado com frutas feito na sala de aula. Desta forma, as ruas da nossa cidade encheram-se de muita cor e alegria.
A meio da manhã e seguindo as recomendações da OMS, todos comeram um lanchinho saudável.
Ainda no âmbito desta temática e já no espaço escolar, realizaram-se outras atividades: debates de turma; construção da Roda dos Alimentos; leitura e dramatização de histórias; confeção de marmelada; pintura, recorte e colagem de alimentos; jogos educativos, tais como provérbios, puzzles, palavras cruzadas, sopas de letras; construção do jogo do galo; canções e diversas atividades de expressão que culminaram com a elaboração do painel “Saber Comer é Saber Viver”, no átrio da escola.
No final do dia, os alunos levaram para casa um desdobrável para oferecer aos pais com as regras gerais para alimentação saudável, adivinhas e outras atividades.

Na sala verde do CEC durante a semana fomos descobrindo alguns frutos existentes nesta época e saboreando alguns: maçã, pera, tendo assim desenvolvido os sabores com as papilas gustativas.
Explorámos uma quinta aqui próxima, onde encontrámos alguns frutos  e respetivas árvores: nozes, figos, castanhas e avelãs.
Descobrimos que o marmelo também é um fruto apetecível se fizermos marmelada.
E pusemos mãos à obra: contámos os marmelos, descascámos, lavámos, colocámos açúcar, pau de canela, raspa de limão e pusemos na panela. Foi a cozer.
Pusemos a marmelada, depois de passada, em pequenas taças. À tarde, deliciámo-nos com tostinhas e marmelada. E oferecemos uma tacinha pequenina aos nossos pais!
Fizemos ainda a roda dos alimentos, com materiais reciclados, tendo feito muitas aprendizagens sobre a Alimentação. Ainda descobrimos alguns alimentos, através do tato, (num jogo em grande grupo.

Na sala amarela do CEC realizaram-se as seguintes atividades:
Registo diário e semanal do pequeno-almoço de cada criança; Jogos interativos com recurso ao uso do quadro e canetas; Criar figura humana com formas geométricas em trabalho de grande grupo e individual; Criação de histórias e frases a rimar, usando alimentos / frutos – trabalhar a consciência fonológica; Tradução dos dados do registo, em gráfico e leitura dos resultados em quadro de dupla entrada; Construção de frases alusivas a “comer” e para quê, desenvolvendo a competência da leitura e escrita; Criação dum jogo em cartão, com 20 pequenas cartas- (grafema, fonema, cor, par); Visualização do aparelho digestivo em animação e no “esqueleto” da nossa sala.

Também aqui deixamos os momentos vividos pelos nossos alunos mais novos!