Poetar com Manuel António Pina e Zeca Afonso

Num trabalho conjunto entre a Biblioteca e a aula de Português dos 5ºA|D, da Prof. Manuela Mendes Silva, desenvolveram-se, em quatro sessões, as tarefas acima descritas cujos materiais de suporte se podem consultar em...


Como resultado da atividade de escrita sobre a AMIZADE, decorrente da audição da canção "Traz outro amigo também", de Zeca Afonso, construiu-se o EBook que a seguir se apresenta:



Ler mais publicações no Calaméo

De anteriores atividades de produção poética, seguindo um modelo auxiliar de construção de texto...

Se eu fosse....
seria um...
porque...

... apresentam-se os poemas elaborados por dois alunos do 5ºA:

Se eu fosse um quadro,
seria «Noite Estrelada»,
porque adora quando fica
tudo iluminado.

Se eu fosse uma música,
seria «Hino à Alegria»,
porque é só fechar os olhos
e sente-se logo a magia.

Se eu fosse um lugar,
seria uma montanha,
porque é alta e rochosa
subi-la seria uma façanha.

Se eu fosse uma cor,
seria o amarelo,
porque, como o girassol,
não há nada tão belo.

Se eu fosse uma árvore,
seria um sobreiro,
porque mantenho as folhas
e evito o aguaceiro.

Se eu fosse um animal,
seria um leão,
porque o rei da selva
é um campeão.


Diogo Saldanha 5ºA



Se eu fosse um quadro,
seria uma bela paisagem,
porque inspira grande coragem.

Se eu fosse uma música,
seria o Fado,
porque teria sempre amigos ao meu lado.

Se eu fosse um lugar,
seria uma praia deserta,
porque daria a harmonia certa.

Se eu fosse uma cor ,
seria o branco,
porque embelezaria tudo com grande encanto.

Se eu fosse uma árvore,
seria um embondeiro,
porque a paz estaria sempre primeiro.

Se eu fosse um animal,
seria uma gaivota,
porque encontraria sempre a minha rota.


Francisco Morais 5ºA