O milagre das rosas


Na continuação do tema “Reis e rainhas” foi dramatizado “O Milagre das rosas” que retrata a transformação milagrosa de pães em rosas, que estavam a ser transportadas no regaço da Rainha Santa Isabel de Portugal.
Dramatizar para os alunos foi recriar épocas, vivenciar episódios da nossa história, identificar algumas diferenças e semelhanças entre meios diversos e ao longo de tempos, como por exemplos diferenças e semelhanças no vestuário e na habitação em aldeias e cidades atuais, ou na atualidade e na época dos castelos, príncipes e princesas, dando cumprimento à área do Conhecimento do Mundo. Similarmente redescobrir histórias de reis e rainhas, príncipes e princesas permitiu enriquecer o imaginário das crianças proporcionando momentos de criação e fruição ao grande grupo. Por outro lado, foram enfatizados valores como a partilha, a amizade e a bondade.

A fim de contribuir para o sucesso educativo foi desenvolvido um trabalho de cooperação, articulado e partilhado entre as docentes da Sala Azul e Verde do Centro Escolar Centro, com a colaboração da Assistente Operacional da Biblioteca Escolar que, como refere Roldão (2007, p.27), permitiu “alcançar melhor os resultados visados, com base no enriquecimento trazido pela interação dinâmica de vários saberes específicos e de vários processos cognitivos em colaboração”.

As educadoras alargaram a dramatização a todas as salas do 1.º CEB e JI. Algumas docentes, cuja matéria estava a se lecionada, ficaram agradavelmente surpreendidas, sendo uma feliz e profícua coincidência. 


Bibliografia: 
Roldão, M. C. (2007). Colaborar é preciso: questões de qualidade e eficácia no trabalho dos professores, in Dossier: Trabalho colaborativo dos professores, Revista Noesis, n.º 71, 24-29.