Os meus medos - Atividade Pré-Escolar

   A sessão "Os meus medos", cujo público-alvo foi o ensino pré-escolar, baseou-se, com algumas alterações e ajustamentos, na atividade com o mesmo nome, presente no documento criado e divulgado pela RBE, na sua página 15, "Atividades para aprender com a Biblioteca Escolar"

O ponto de partida foi o livro de Adélia Carvalho, "Livro dos medos"...


 
Ao qual se juntou o livro de Emily Gravett, "Grande livro dos medos do pequeno rato"...




... em que os meninos aprenderam muitas palavras acabadas em fobia destinadas a nomear os vários medos que se conhecem: aracnofobia, entomofobia, teratofobia, clinofobia, aicmofobia, ablutofobia, hidrofobia, etc, etc....

Deu-se a palavra a todos eles para falarem, livremente, dos seus medos, das suas perturbações e, depois, pediu-se-lhes para passarem tudo para um desenho em folha distribuída.
Assim que acabaram de desenhá-los, dobraram-nos, muito bem ao meio, e colocaram dentro de uma caixa especial muito mágica que engoliu os seus medos para que estes nunca mais os pudessem perturbar.



De todos eles resultou este livro:


Para a sala ficou reservada a tarefa de as Educadoras conversarem com os meninos para que estes verbalizassem os seus medos, resultando daí a construção de um Fantoche do Medo para que se fizesse a purga do mesmo.

Eis os resultados:

CEN

SALA VERDE



CEN

SALA AZUL




View more presentations or Upload your own.