O bailado e a música clássica - atividade Pré-Escolar



Atividade baseada no documento "Atividades para aprender com a Biblioteca Escolar", pág. 35, no âmbito da literacia da informação, em articulação com as educadoras das salas dos Centros Escolares do AESCD, pretendeu-se, com ela, levar as crianças a compreender que o bailado clássico é uma forma criativa de contar uma história através da música e do movimento; identificar novos objetos, conceitos e vocábulos relacionados com o mundo da música e do bailado clássicos, conhecer Tchaikovsky e a obra O Lago dos Cisnes, pesquisar, organizar e representar informação., desenvolver a linguagem verbal e não-verbal para exprimir ideias, sentimentos e ações, aprender a apreciar a música e o bailado clássicos, cultivar a curiosidade, o sentido crítico e a partilha de ideias.

A estratégia consistiu em familiarizar as crianças com outra forma de contar uma história: um bailado clássico.
Para isso, Educadora e professor bibliotecário mediaram, animaram, provocaram, procurando ativar conhecimentos adquiridos sobre as diferentes formas de arte e colocar novas questões (brainstorming), colocando as seguintes questões:
a. Já sabem muitas coisas sobre arte e artistas. Podem indicar duas ou três formas de arte diferentes?
b. Eu trabalho na biblioteca. Que tipo de arte há nas bibliotecas?
c. Como é que se chamam os artistas que criam histórias?
d. Sabem que é possível contar histórias sem usar palavras?

O resultado deste brainstorming vai ser registado neste mapa de ideias:


Logo depois, através de um jogo simbólico, Educadoras e professor bibliotecário falam com as crianças sem usar palavras, pedindo-lhes que tentem traduzir com palavras aquilo que vão fazer. Fingem chorar, estar zangados(as), frustrados(as), felizes, entusiasmados(as), etc. A seguir, pedem a algumas das crianças que tentem expressar e comunicar sentimentos ou ações através de gestos, movimentos ou mímica e desafiam as restantes a tentarem descobrir o que está a ser comunicado.

Através do visionamento de um filme, conhecem um dos maiores mestres da mímica: Marcel Marceau e tentam descodificar as suas expressões:


Fala-se, pela primeira vez, do Lago dos Cisnes sendo que a primeira abordagem é feita pela leitura do livro "O lago dos Cisnes", escrito por L. Zwerger e editado, em 2003, pela Ambar.


É dito às crianças que existe uma forma de arte, o bailado, em que os bailarinos contam histórias com os seus corpos e movimentos, apresentando O Lago dos Cisnes como exemplo de uma história contada dessa forma.
Após a leitura da história é pedido às crianças que indiquem as principais personagens da história e refiram as suas atividades/ ações;

O jovem príncipe Siegfried


Princesa Odete

 Feiticeiro Rothbart


 Odile, a filha do feiticeiro

Os meninos fazem um primeiro contacto com a obra de Pyotr Ilyich Tchaikovsky, "O Lago dos Cisnes", só na sua versão áudio.

Pyotr Ilyich Tchaikovsky



E com o excerto mais conhecido deste bailado que é "O cisne moribundo".


Segue-se um diálogo com as crianças sobre a relação dos sons, dos cenários, das cores e dos movimentos da bailarina com os acontecimentos que procura expressar. Pergunta-se que nome se dá a estes artistas que executam o bailado, como se vestem.

Pede-se aos meninos e às Educadoras que executem, em sala de aula, para expor, posteriormente, na Biblioteca Escolar, um cisne decorado da maneira que a imaginação desejar.