No dia 20 de Novembro – aniversário da Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança – as crianças irão fazer ouvir as suas vozes em solidariedade para com as crianças mais desfavorecidas e vulneráveis do mundo.
Crianças e jovens de todo o mundo unem-se para ajudar a proteger a vida de crianças, lutar pelos seus direitos e para as ajudar a desenvolver o seu potencial máximo. É um dia divertido com uma mensagem séria, no qual as crianças irão “assumir” papéis de grande visibilidade nas escolas, nos media, na política, no mundo dos negócios, no desporto e no entretenimento para chamar a atenção para os desafios mais prementes que a sua geração enfrenta. Desafiamos os professores bibliotecários a dinamizar sessões sobre os Direitos da Criança, criando espaços de debate (na biblioteca, em sala de aula ou em assembleias) para as crianças e jovens expressarem a sua opinião sobre questões que afetam as suas vidas em Portugal e no mundo.
(texto retirado da página web da Rede de Bibliotecas Escolares - http://www.rbe.min-edu.pt/np4/2027.html)
Assim sendo, esta semana é dedicada à sensibilização dos jovens estudantes em relação a esta data tão importante e à compreensão do que ela significa.
Primeiro, são convidados a assistir a este filme:
Comentado o seu conteúdo, mostram-se aos jovens alguns dos livros existentes nas BEs do AESCD sobre esta temática:
De alguns destes livros são feitos separadores que, no final da atividade, se oferecem às crianças.
Desta publicação avançada para uso dos educadores pelo Ministério da Educação/ RBE, dinamiza-se a atividade "Direitos, desejos e necessidades" (págs 13/14):
Objetivos
a) conhecer os direitos da criança;
b) reconhecer a relação entre necessidades e direitos;
c) compreender a relevância dos direitos humanos na vida quotidiana;
d) reconhecer que nem todas as crianças veem os seus direitos respeitados.
Recurso: cartões de direitos (disponibilizados no final do Guia)
Metodologia
1. Pedir aos/às alunos/as para se sentarem no chão ou em cadeiras, em círculo e dispor os cartões no centro do chão ou de uma mesa.
2. Preparar duas cartolinas - uma com a palavra “Desejos” e outra com “Necessidades”.
3. Pedir a cada aluno/a que retire um cartão e o apresente aos colegas de turma, referindo se é um desejo ou uma necessidade.
4. Em grupo, reflete-se em qual das cartolinas se devem colar os cartões.
5. De seguida, e depois de todos os participantes terem realizado o exercício, inicia-se o debate, lançando algumas perguntas:
• Como seria a vida das crianças se as necessidades identificadas não fossem asseguradas? E se os desejos não fossem cumpridos?
• Todas as crianças necessitam de ver as necessidades garantidas?
• Por que é que algumas necessidades devem ser protegidas como se fossem direitos?
• Será que todas as crianças têm os seus direitos respeitados?
• Que outros direitos as crianças deviam ter?
• O que se poderia fazer para que os direitos das crianças fossem respeitados em todo o mundo?
Cada criança leva ainda consigo o desdobrável "Conhece os teus direitos", publicado pela Unicef.