Saber ler e compreender imagens

Esta atividade consiste em trabalhar com os alunos a necessidade de compreender as imagens através da descodificação dos seus sentidos.
Esta necessidade torna-se premente numa época em que a escrita e a imagem estão tão intrinsecamente associadas.
Trata-se, afinal, de desenvolver nos alunos a multiliteracia.

Começa-se esta atividade com duas imagens...

Imagem 1




Imagem 2





ILUSÕES DE ÓTICA

Há imagem que nos enganam à primeira vista. É preciso olhar para elas com mais atenção.

Imagem 3


Quantos animais consegues contar nesta imagem?

Imagem 4


Quantos desenhos vês aqui? Consegues descrevê-los?

Imagem 5



Que animal(ais) vês?

Imagem 6


Imagem a                   Imagem b

A imagem a e a imagem b são o mesmo desenho ou não? O que aconteceu? Que animal(ais) vês nelas?

Imagem 7

Que imagens vês neste desenho?

Imagem 8


E neste? Que imagens vês?

Imagem 9


Consegues ler a mensagem que está escrita?


Ao longo das sessões, nos vários ciclos de ensino, foram-se registando as impressões dos alunos.


Feito com Padlet