Dia do Pijama e Make-A-Wish - Projetos de Solidariedade no AESCD



(Iniciativa a ser dinamizada com os alunos do Pré-Escolar, 1.ºAno e 2.ºAno)


(Iniciativa a ser dinamizada com os alunos do 3.ºAno, 4.ºAno, 2,ºCEB, 3.ºCEB e Secundário)

Por mais um ano o AESCD irá participar em duas iniciativas de SOLIDARIEDADE:

DIA DO PIJAMA

O Dia Nacional do Pijama é um dia educativo e solidário feito por crianças que ajudam outras crianças.
Neste dia, as crianças até aos 10 anos (creche, jardim de infância e escola de 1º ciclo), nas instituições e escolas participantes, de todo o país (continente e ilhas) - ou de países onde há escolas portugueses -, vêm vestidas em pijama para a escola e passam, assim, o dia em atividades educativas e divertidas até regressarem a casa. 
O Dia Nacional do Pijama realiza-se a 20 de novembro de cada ano. Nas semanas anteriores, as educadoras e professoras organizam, na sala com as crianças e com as famílias, um conjunto de atividades lúdicas e educativas inspiradas pela Missão Pijama. A data coincide com o dia da Convenção Internacional dos Direitos da Criança.

Este é um dia em que as crianças pequenas lembram, anualmente, a todos que "uma criança tem direito a crescer numa família".

MAKE-A-WISH VAI À ESCOLA
CONCURSO DECORAÇÃO DE NATAL

O Programa Make-A-Wish Vai À Escola tem como principal objetivo envolver os estabelecimentos de ensino públicos e privados de todo o país na missão da Make-A-Wish® Portugal e na realização de desejos a crianças gravemente doentes, envolvendo os alunos dos níveis de ensino desde o pré-escolar até ao secundário, ou seja, dos 3 aos 18 anos.

O Programa Make-A-Wish Vai À Escola assenta em quatro pilares fundamentais: Divulgar a missão da Fundação; Despertar uma consciência social nas crianças e jovens, iniciando uma educação para a responsabilidade social e voluntariado, tornando-se numa vertente que acompanhe os alunos ao longo da sua formação pessoal; Alertar para a necessidade de respeitar, aceitar e acolher a diferença no outro, nomeadamente na doença, valorizando o essencial da vida: a saúde; Incentivar a dinamização de atividades que aliem a criatividade à solidariedade, promovidas tanto pela Fundação como pelas instituições de ensino.

Com o Programa Make-A-Wish Vai À Escola tem sido possível comunicar o impacto das actividades, partilhando os desejos realizados com o apoio de todas as escolas participantes.

Este ano letivo pretendemos também alargar esta participação aos alunos do 1.ºCEB (3.ºAno/4.ºAno) e 2.ºCEB, juntando-os aos alunos do 3.ºCEB e Secundário, para tal propomos a participação na atividade:

Concurso de Decoração de Natal Inter-Escolas

O que é?
Consiste na seleção e reconhecimento da decoração mais criativa e original, usando as estrelas de natal Make-A-Wish.
Todos os anos, as estrelas de Natal tornam-se o símbolo da campanha de Natal Make-A-Wish e funcionam simultaneamente como objeto de decoração e de apoio para a realização de desejos de crianças e jovens Make-A-Wish.
Cada estrela corresponde a um donativo de 1€.
O convite que fazemos às Escolas é que cada membro da comunidade educativa adquira a sua estrela de Natal Make- A-Wish, a personalize com uma mensagem solidária e, em conjunto com a Escola, defina um plano de decoração!
As Escolas participantes do Concurso, verão as suas decorações publicadas na página do Facebook da Make-A-Wish Portugal com uma breve descrição do processo criativo.