Dia Internacional para a redução de catástrofes - 13 outubro

 


Terça-feira, 13 de outubro – Dia Internacional para a Redução de Catástrofes vai ser inaugurada na Biblioteca Municipal Alves Mateus, a exposição “Sismo de 28 de fevereiro de 1969″, alusiva ao tremor de terra que “abalou” o país, às 03:41 da madrugada (hora local).

Organizada pelo Centro de Investigação da Terra e do Espaço  (CITEUC),  Observatório Geofísico e Astronómico e Departamento de Ciências da Terra (DCT) da Universidade Coimbra, a exposição  resulta de um interessante trabalho de pesquisa levado a cabo por investigadores da Universidade de Coimbra a jornais locais e regionais, onde constam registos do maior sismo do séc. XX que afetou o território continental português.

A mostra contempla nove painéis que apresentam as seguintes temáticas: “O Sismo de 28 de fevereiro de 1969 na Imprensa da Região Centro”, “A Sismicidade no Mundo e em Portugal”,  “Mares de outras épocas: reconstituição das posições paleogeográficas da Península Ibérica desde o Proterezoico Final à Atualidade” e  “Principais sismos que afetaram Portugal”.

A esta exposição, a visitar ao longo de outubro e nos meses de novembro e dezembro, junta-se uma sessão online dirigida a alunos dos 11.º e 12.º anos do Curso Profissional de Proteção Civil, bem como à comunidade em geral, com a emissão de um vídeo com testemunhos reais.

Podemos ver a exposição no blogue da Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão 

Assistir ao vídeo