De acordo com o
despacho da Resolução do Conselho de Ministros n.º 53-D/2020, para a criação do
Programa Mentoria e no âmbito do Plano de Desenvolvimento Pessoal,
Social e Comunitário (promovido pelo PNPSE - que surge como resposta às orientações
da DGESTE para a organização do ano letivo 2020/2021), considerou o Agrupamento
de Escolas de Santa Comba Dão que tal programa de mentoria se coadunava neste
novo plano desenvolvido pelo PNPSE, dados ambos refletirem objetivos e
diretrizes comuns, nomeadamente a promoção e estimulação do relacionamento interpessoal
e a cooperação entre alunos.
Na confluência de
ambos (Programa de Mentoria e Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e
Comunitário), emerge então o Programa de Mentoria A++ - que se subdivide em
duas medidas – Medida 1 - Apoiar a
Aprender e Medida 2 - Aprender
a Aprender. A primeira medida tem como destinatários os alunos dos
7.º, 8.º, 9.º, 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade, e a segunda medida abrange
os alunos dos 5.º e 6.º anos de escolaridade.
Para ambas as medidas, o Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão
estabelece um Programa de Mentoria A++ assente numa abordagem concetual
estruturante com base numa metodologia global de Educação Social, Emocional e
Relacional.
O Programa de Mentoria A++ assenta assim numa cultura de
participação e responsabilidade solidária, pertinente no atual contexto
escolar, em que o perfil de aprendizagem dos alunos à saída da escolaridade
obrigatória apela à aquisição de competências que vão para além das académicas
e dos valores humanistas.
Sendo as bibliotecas escolares um espaço privilegiado para a construção do conhecimento, para o acompanhamento curricular e das aprendizagens dos alunos e para a formação em múltiplas literacias, será uma parceira neste programa, através da:
·
Calendarização de momentos formativos (presenciais
e/ou não presenciais) para pequenos grupos ou elaborar tutoriais, permitindo
aos alunos melhorar as suas competências para o uso de ferramentas digitais,
nomeadamente a plataforma Google Classroom;
·
Dinamização de formação para os alunos mentores,
em colaboração com os coordenadores do Programa de Mentoria;
·
Disponibilização de recursos necessários e/ou
ferramentas nas mentorias em regime presencial (que podem ocorrer nas
bibliotecas do Agrupamento) ou na plataforma Google Classroom, em regime
não presencial;
·
Dinamização de ações de formação e
sensibilização junto dos Docentes e Encarregados de Educação;
·
Continuação do apoio presencial e/ou a distância,
procurando dar resposta às necessidades dos alunos em termos do acesso a
recursos e/ou ferramentas;
·
Proposta de atividades de aperfeiçoamento das distintas
competências, aos pares de mentoria;
·
Colaboração com os coordenadores deste programa
na sua monitorização.