Programa Mentoria A++

 



De acordo com o despacho da Resolução do Conselho de Ministros n.º 53-D/2020, para a criação do Programa Mentoria e no âmbito do Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário (promovido pelo PNPSE - que surge como resposta às orientações da DGESTE para a organização do ano letivo 2020/2021), considerou o Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão que tal programa de mentoria se coadunava neste novo plano desenvolvido pelo PNPSE, dados ambos refletirem objetivos e diretrizes comuns, nomeadamente a promoção e estimulação do relacionamento interpessoal e a cooperação entre alunos.

Na confluência de ambos (Programa de Mentoria e Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário), emerge então o Programa de Mentoria A++ - que se subdivide em duas medidas – Medida 1 - Apoiar a Aprender e Medida 2 - Aprender a Aprender. A primeira medida tem como destinatários os alunos dos 7.º, 8.º, 9.º, 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade, e a segunda medida abrange os alunos dos 5.º e 6.º anos de escolaridade.

Para ambas as medidas, o Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão estabelece um Programa de Mentoria A++ assente numa abordagem concetual estruturante com base numa metodologia global de Educação Social, Emocional e Relacional. 

O Programa de Mentoria A++ assenta assim numa cultura de participação e responsabilidade solidária, pertinente no atual contexto escolar, em que o perfil de aprendizagem dos alunos à saída da escolaridade obrigatória apela à aquisição de competências que vão para além das académicas e dos valores humanistas.


Sendo as bibliotecas escolares um espaço privilegiado para a construção do conhecimento, para o acompanhamento curricular e das aprendizagens dos alunos e para a formação em múltiplas literacias, será uma parceira neste programa, através da:

·       Calendarização de momentos formativos (presenciais e/ou não presenciais) para pequenos grupos ou elaborar tutoriais, permitindo aos alunos melhorar as suas competências para o uso de ferramentas digitais, nomeadamente a plataforma Google Classroom;

·       Dinamização de formação para os alunos mentores, em colaboração com os coordenadores do Programa de Mentoria;

·       Disponibilização de recursos necessários e/ou ferramentas nas mentorias em regime presencial (que podem ocorrer nas bibliotecas do Agrupamento) ou na plataforma Google Classroom, em regime não presencial;

·       Dinamização de ações de formação e sensibilização junto dos Docentes e Encarregados de Educação;

·       Continuação do apoio presencial e/ou a distância, procurando dar resposta às necessidades dos alunos em termos do acesso a recursos e/ou ferramentas;

·       Proposta de atividades de aperfeiçoamento das distintas competências, aos pares de mentoria;

·       Colaboração com os coordenadores deste programa na sua monitorização.