22/01/2021

Fórum Nacional Clubes Ciência Viva na Escola: o futuro da ciência está nas mãos dos nossos alunos

Fórum Nacional Clubes Ciência Viva na Escola: o futuro da ciência está nas mãos dos nossos alunos

Mesmo em tempos de pandemia, os Clubes Ciência Viva na Escola não param e estão mais vivos do que nunca.
No próximo dia 23 de janeiro, sábado, das 10.00 às 18.30, o 1.º Fórum Nacional dos Clubes Ciência Viva na Escola irá mostrar numa emissão totalmente online em www.clubescienciaviva.virtualarena.pt a riqueza e diversidade dos projetos de ciência e tecnologia desenvolvidos pela Rede de Clubes Ciência Viva na Escola.

Empreendedorismo jovem

No âmbito do programa CLDS4G "Viver + Santa Comba Dão", sob a liderança da ADICES, estivemos à conversa com o Miguel Costa, um jovem empreendedor santacombadense - antigo aluno da escola secundária de SCD - que apresentou a sua experiência de vida aos nossos alunos do ensino secundário.
O tema tratado foi: empreendedorismo jovem.





Orientação Vocacional dos Alunos - evento via GMeet (endereço institucional dos alunos) - no dia 22 de janeiro

 




08/01/2021

COVID-19




 Trabalhos elaborados pelos alunos em Cidadania e Desenvolvimento


Maratona de cartas - Amnistia Internacional (até 31 de janeiro/2021)

 

Com a Maratona de Cartas, o mundo inteiro atua em defesa de um conjunto de casos selecionados e esse movimento global permite, muitas vezes, mudarmos as vidas dessas pessoas. Lutamos juntos. Vencemos juntos.
Em 2019/20, naquela que foi a primeira edição da Maratona de Cartas inteiramente digital organizada pela Amnistia em Portugal, entregámos às autoridades 133 944 assinaturas vindas de Portugal! As assinaturas foram recolhidas de forma online e posteriormente impressas e entregues às respetivas autoridades. Com esta nova metodologia, foi possível evitar a impressão de quase 100 000 folhas de papel.
A nível mundial, a Maratona de Cartas atingiu na edição passada um novo valor recorde, com mais de 6,5 milhões de assinaturas.
É o maior evento de ativismo da Amnistia Internacional.

Porquê participar na Maratona de Cartas?
Um pouco por todo o mundo, a liberdade para nos manifestarmos contra a injustiça, a liberdade para vivemos em terras que nos pertencem há gerações, a liberdade para defendermos o ambiente ou para nos manifestarmos contra a discriminação encontra-se ameaçada. As nossas palavras e ações irão fazer pressão para que as autoridades atuem imediatamente e para que todos os que abusam de direitos humanos sejam apresentados à justiça.

Como participar?
Assine as petições que encontra nesta página e ajude a divulgar. Pode ainda escrever cartas de solidariedade, organizar uma recolha de assinaturas e partilhar nas redes sociais.

Quem pode participar?
Qualquer pessoa pode participar, em diferentes modalidades. Todos os anos contamos com a participação de milhares de pessoas que, em Portugal e no mundo, atuam assinando uma petição, escrevendo uma carta de solidariedade e divulgando informação sobre os casos.

Para quem vão as assinaturas e as cartas de solidariedade?
Todos os casos têm um objetivo muito concreto, pelo que as assinaturas nas petições são enviadas às autoridades dos países visados para que a mudança ocorra. Já as mensagens de solidariedade são enviadas diretamente para os casos que acompanhamos, para que saibam que não estão sozinhos.

E depois?
Todas as assinaturas são contabilizadas e organizadas pela Amnistia Internacional. No final do projeto, todas são entregues aos respetivos destinatários, seja através de ações concertadas a nível internacional ou através de reuniões nas Embaixadas de cada um dos países visados.

Funciona?
Sim! Todos os anos registamos mudanças concretas como consequência destas ações: as pessoas injustamente presas são libertadas, os torturadores são levados à justiça, as pessoas detidas são tratadas de forma mais humana, entre outras possibilidades. Pode consultar algumas das nossas vitórias aqui.


Clica em https://www.amnistia.pt/maratona/

para assinares.

Não te esqueças de colocar o código AHAT, referente à tua escola.



 

janeiro/2021 - novo fundo documental para as bibliotecas escolares

 



Clica sobre sobre a imagem para conheceres os livros


06/01/2021

A terra da Mentemática, dia 12 de janeiro 2021

 


No próximo dia 12 de janeiro, os alunos do 3º e 4ºanos dos Centros Escolares do Agrupamento são convidados a ver a apresentação online do projeto pedagógico " A TERRA DA MENTEMÁTICA". 

“Mentemática” é um projeto educativo da empresa Betweien, Lda, que visa metamorfosear a relação das crianças com a Matemática, tornando-a mais íntima, compreensiva e divertida. Para tal, o projeto conta com a parceria de dois jovens talentos, promissores do panorama nacional: a youtuber Inês Guimarães, mais conhecida por “Mathgurl”, que desenvolve e comunica conteúdos humorísticos sobre Matemática e o músico Paulo Sousa, finalista da 6.ª edição do programa Ídolos da SIC e Artista Revelação do Ano 2015 Trend Music Awards. Aliamos a capacidade de comunicação, o humor e o conhecimento sobre Matemática da “MathGurl” ao talento e à paixão pela música do Paulo Sousa, o que culminou num projeto composto por um livro infantil, “A Terra da Mentemática”, e um espetáculo/palestra, “A Raiz do Problema”.

Esta apresentação do livro, é uma proposta da Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão, parceria entre a Biblioteca Escolar e a Biblioteca Municipal.



Concurso Nacional de Leitura 2021 - Fase Agrupamento

 


No sentido de continuar a estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora, vamos dinamizar uma vez mais o Concurso Nacional de Leitura. iniciativa tem como destinatários alunos dos 1.º(4ºAno), 2.º, 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário.

As inscrições decorrem até ao dia 15 de janeiro

Este ano as obras são
4ºAno - A maior flor do Mundo, José Saramago
2ºCiclo - O rapaz de bronze, Sophia de Mello Breyner Andresen
3ºCiclo - Um fio de fumo nos confins do mar, Alice Vieira
Secundário - O Violino de Auschwitz, Maria Angels Anglada

Participa!!! Estamos à tua espera!



Missão: Exploradores das Bibliotecas