Maratona de cartas - Amnistia Internacional (até 31 de janeiro/2021)

 

Com a Maratona de Cartas, o mundo inteiro atua em defesa de um conjunto de casos selecionados e esse movimento global permite, muitas vezes, mudarmos as vidas dessas pessoas. Lutamos juntos. Vencemos juntos.
Em 2019/20, naquela que foi a primeira edição da Maratona de Cartas inteiramente digital organizada pela Amnistia em Portugal, entregámos às autoridades 133 944 assinaturas vindas de Portugal! As assinaturas foram recolhidas de forma online e posteriormente impressas e entregues às respetivas autoridades. Com esta nova metodologia, foi possível evitar a impressão de quase 100 000 folhas de papel.
A nível mundial, a Maratona de Cartas atingiu na edição passada um novo valor recorde, com mais de 6,5 milhões de assinaturas.
É o maior evento de ativismo da Amnistia Internacional.

Porquê participar na Maratona de Cartas?
Um pouco por todo o mundo, a liberdade para nos manifestarmos contra a injustiça, a liberdade para vivemos em terras que nos pertencem há gerações, a liberdade para defendermos o ambiente ou para nos manifestarmos contra a discriminação encontra-se ameaçada. As nossas palavras e ações irão fazer pressão para que as autoridades atuem imediatamente e para que todos os que abusam de direitos humanos sejam apresentados à justiça.

Como participar?
Assine as petições que encontra nesta página e ajude a divulgar. Pode ainda escrever cartas de solidariedade, organizar uma recolha de assinaturas e partilhar nas redes sociais.

Quem pode participar?
Qualquer pessoa pode participar, em diferentes modalidades. Todos os anos contamos com a participação de milhares de pessoas que, em Portugal e no mundo, atuam assinando uma petição, escrevendo uma carta de solidariedade e divulgando informação sobre os casos.

Para quem vão as assinaturas e as cartas de solidariedade?
Todos os casos têm um objetivo muito concreto, pelo que as assinaturas nas petições são enviadas às autoridades dos países visados para que a mudança ocorra. Já as mensagens de solidariedade são enviadas diretamente para os casos que acompanhamos, para que saibam que não estão sozinhos.

E depois?
Todas as assinaturas são contabilizadas e organizadas pela Amnistia Internacional. No final do projeto, todas são entregues aos respetivos destinatários, seja através de ações concertadas a nível internacional ou através de reuniões nas Embaixadas de cada um dos países visados.

Funciona?
Sim! Todos os anos registamos mudanças concretas como consequência destas ações: as pessoas injustamente presas são libertadas, os torturadores são levados à justiça, as pessoas detidas são tratadas de forma mais humana, entre outras possibilidades. Pode consultar algumas das nossas vitórias aqui.


Clica em https://www.amnistia.pt/maratona/

para assinares.

Não te esqueças de colocar o código AHAT, referente à tua escola.