Dia Internacional do Livro Infantil

 



Este ano, "A música das palavras" é o tema escolhido pela International Board on Books for Young People (IBBY) para comemorar, no dia 2 de abril, o Dia Internacional do Livro Infantil. A escritora cubano-americana Margarita Engle e o ilustrador brasileiro Roger Mello, numa simbiose perfeita, convidam-nos a partilhar as palavras e a ouvir a música do futuro,

Por cá, a Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB) disponibiliza um cartaz, este ano da autoria do ilustrador Bernardo P. Carvalho, vencedor do Prémio Nacional de Ilustração em 2020. A ideia do cartaz deste ano é um dos versos do poema, «Quando lemos, crescem-nos asas na mente». É que cada livro que uma criança espreita com emoção desperta nela sensações únicas e traz-lhe «a melodia da esperança»


A música das palavras

Quando lemos, crescem-nos asas na mente
Quando escrevemos, cantam os dedos.
Palavras são batuques e flautas na página
altos trinados, elefantes bramindo,
rios que correm, águas caindo, pirueta de borboleta
longe no céu!
As palavras convidam à dança – ritmos, rimas, batidas
das asas, do coração, dos cascos no chão,
contos velhos e recentes,
fantasias e verdades.
Quer estejas quentinho em casa
ou a atravessar o mundo para uma terra diferente
e uma língua estranha, as histórias e poemas
pertencem-te.
Quando partilhamos palavras, a nossa voz
torna-se a música do futuro,
alegria, amizade e paz,
a melodia
da esperança.

Margarita Engle (Tradução de Ana Castro)

Dia Internacional do Livro Infantil é um evento anual patrocinado pela International Board on Books for Young People (IBBY), que é celebrado desde 1967 e evoca a data de nascimento de Hans Christian Andersen. Este ano, coube à secção norte-americana da IBBY escolher o tema e convidar o autor para escrever a mensagem dirigida às crianças de todo o mundo e o ilustrador para desenhar o cartaz. Estes materiais são disponibilizados em livre acesso e podem ser utilizados para promover o livro infantil e a leitura.
Pode ler o poema na língua original e os comentários dos autores sobre o processo criativo aqui