14/02/2023

Mês Internet + Segura

 



O Agrupamento convida a Comunidade Escolar a participar neste mês dedicado à Internet Segura com a missão promover a utilização segura, saudável e consciente da Internet, e contribuir para o desenvolvimento de competências para uma cidadania digital mais informada e inclusiva.


Mês dos Afetos 2023

 


Porque é importante educar a mente mas também o coração, durante o mês de fevereiro, desde os mais pequeninos aos mais crescidos, vamos viver dias com momentos e atividades com gestos de Amizade e Companheirismo!

Histórias, poemas, leituras sobre a Amizade e o Amor, jogos de afetos, elaboração e troca de cartas, entre outras, são algumas das atividades que promovem não só a reflexão mas, acima de tudo a vivência da afetividade e das emoções positivas, tão importantes para o bem estar.

Juntos vamos vivenciar o espírito fraterno e receber a mensagem de que este deve fazer parte do nosso dia-a-dia.



Combate ao racismo e discriminação - Dia dos Direitos Humanos

 


A 10 de dezembro celebramos mais uma vez no AESCD a Declaração Universal dos Direitos Humanos e que, tantas vezes, temos que lembrar que ainda estamos muito longe daquilo que ela prevê…
Esta data visa homenagear o empenho e dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos e colocar um ponto final a todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos os cidadãos.


Com a orientação do professor de EMRC e em articulação com a biblioteca escolar, os alunos do 12ºano criaram jogos educativos para os alunos do 1ºCiclo e que divulgamos:

Incluir, Pertencer e Participar - Dia Internacional da Pessoa com Deficiência


Uma das prioridades da escola é a aposta numa ação inclusiva onde todos e cada um dos alunos, independentemente da sua situação pessoal e social, encontram respostas que lhes possibilitam a aquisição de um nível de educação e formação facilitadoras da sua plena inclusão social.

Esta prioridade política vem concretizar o direito de cada aluno a uma educação inclusiva que responda às suas potencialidades, expectativas e necessidades no âmbito de um projeto educativo comum e plural que proporcione a todos a participação e o sentido de pertença em efetivas condições de equidade, contribuindo assim, decisivamente, para maiores níveis de coesão social.

O Desafio da inclusão não se resume a um só dia. Resume-se a todos os dias… Por forma a assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o AESCD promoveu um conjunto de atividades, no intuito não só de sensibilizar mas também de “Educar” para a inclusão. São várias as atividades que podemos desenvolver entre todos, sem que as mesmas sejam “adaptadas “. Durante estes e os próximos dias, daremos também a conhecer as práticas desportivas, que muitos de nós desconhecemos e que agora ficamos adeptos.



Dia Direitos das Crianças

A 20 de novembro comemora-se um duplo aniversário que pretende alertar e sensibilizar para os direitos das crianças de todo o mundo: proclamação da Declaração dos Direitos da Criança (1959) e adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança (1989), pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Declaração Universal dos Direitos das Crianças

A Declaração dos Direitos da Criança foi adaptada da Declaração Universal dos Direitos Humanos, tendo a seguinte redação:

  • Todas as crianças têm o direito à vida e à liberdade.
  • Todas as crianças devem ser protegidas da violência doméstica, do tráfico humano e do trabalho infantil.
  • Todas as crianças são iguais e têm os mesmos direitos, não importando a sua cor, raça, sexo, religião, origem social ou nacionalidade.
  • Todas as crianças devem ser protegidas pela família e pela sociedade.
  • Todas as crianças têm direito a um nome e a uma nacionalidade.
  • Todas as crianças têm direito a alimentação, habitação, recreação e atendimento médico.
  • As crianças portadoras de deficiências, físicas ou mentais, têm o direito à educação e aos cuidados especiais.
  • Todas as crianças têm direito ao amor, à segurança e à compreensão dos pais e da sociedade.
  • Todas as crianças têm direito à educação.
  • Todas as crianças tem direito de não serem violadas verbalmente ou serem agredidas por pais, avós, parentes, ou mesmo a sociedade.

Disponível em :https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-dos-direitos-das-criancas/

Foi com diversas as atividades realizadas em sala de aula e também na biblioteca, que os alunos assinalaram este dia com leituras, pinturas, cartazes, mural dos direitos e o dia do pijama.

13/02/2023

Direitos Humanos presentes na obra "Memorial do Convento"

Com a aproximação da data de comemoração do centenário do Prémio Nobel da Literatura, José Saramago (16 de novembro de 2022),  e por ocasião do aniversário do Dia Mundial dos Direitos Humanos, a Biblioteca Escolar convidou os alunos do secundário a elaborarem a sua perspectiva sobre a presença dos Direitos Humanos na obra "Memorial do Convento" de José Saramago 


Missão: Exploradores das Bibliotecas