Incluir, Pertencer e Participar - Dia Internacional da Pessoa com Deficiência


Uma das prioridades da escola é a aposta numa ação inclusiva onde todos e cada um dos alunos, independentemente da sua situação pessoal e social, encontram respostas que lhes possibilitam a aquisição de um nível de educação e formação facilitadoras da sua plena inclusão social.

Esta prioridade política vem concretizar o direito de cada aluno a uma educação inclusiva que responda às suas potencialidades, expectativas e necessidades no âmbito de um projeto educativo comum e plural que proporcione a todos a participação e o sentido de pertença em efetivas condições de equidade, contribuindo assim, decisivamente, para maiores níveis de coesão social.

O Desafio da inclusão não se resume a um só dia. Resume-se a todos os dias… Por forma a assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o AESCD promoveu um conjunto de atividades, no intuito não só de sensibilizar mas também de “Educar” para a inclusão. São várias as atividades que podemos desenvolver entre todos, sem que as mesmas sejam “adaptadas “. Durante estes e os próximos dias, daremos também a conhecer as práticas desportivas, que muitos de nós desconhecemos e que agora ficamos adeptos.