Neste Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, o Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão continua a dar a conhecer as iniciativas que promovem o gosto pela leitura e reforçam hábitos diários de contacto com os livros.
O que é a Leitura Orientada?A Leitura Orientada em Sala de Aula é uma prática estruturada que visa proporcionar aos alunos um contacto frequente com livros e com atividades de leitura e escrita significativas. Esta prática pretende motivar os alunos para o gosto de ler e escrever, desenvolvendo de forma gradual as suas competências de literacia.
A leitura orientada implica sempre a mediação do professor, que lê com e para os alunos, revelando o valor da leitura e os processos que ela envolve. Tal como a famÃlia, a escola tem um papel essencial na descoberta do mundo da leitura e na formação de leitores competentes e autónomos.
Porquê é importante?As atividades formais de aprendizagem, por si só, não garantem que as crianças e jovens atinjam um domÃnio pleno da leitura e da escrita. É necessária uma prática contÃnua, diversificada e significativa.
Porquê é importante?A leitura orientada:
✓ Estimula o desejo de ler e amplia a compreensão dos textos;
✓ Contribui para o desenvolvimento da oralidade e da escrita;
✓ Permite descobrir o prazer de ler através do contacto com obras apelativas;
✓ Valoriza o papel do professor como modelo de leitor;
✓ Desenvolve o pensamento crÃtico e a autonomia leitora;
✓ Fortalece a ligação entre leitura e escrita, enriquecendo o vocabulário.
Como acontece?No 1.º Ciclo:
Deve acontecer diariamente, integrada no trabalho regular da sala de aula.
Pode assumir diferentes formas — leitura em voz alta, leitura partilhada, leitura em pares ou leitura silenciosa — sempre com acompanhamento do docente e objetivos definidos.
No 2.º Ciclo:
Deve realizar-se em sessões regulares (mÃnimo 1 hora semanal), podendo incluir leitura individual, em pares, em voz alta, dramatizada ou orientada pelo professor.
Articula-se com estratégias de escrita, análise textual, discussão em grupo e atividades criativas.
Articulação e espaçosA leitura orientada deve articular-se com:
✓ Atividades de escrita e expressão relacionadas com as obras;
✓ Momentos de diálogo, partilha e interpretação;
✓ Sugestões de leitura autónoma;
✓ Ações da Biblioteca Escolar, que podem incluir:
Empréstimo de conjuntos de livros adequados ao nÃvel dos alunos;
Encontros com autores, concursos e exposições;
Projetos de leitura partilhada entre turmas e ciclos.
Ler na escola é descobrir o mundo — uma página de cada vez.
Sem comentários:
Enviar um comentário