A Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão vai dinamizar, durante este ano letivo de 2025-2026, o projeto Supercharged by AI: Synthetic and out of control, uma intervenção criativa que convida à reflexão sobre os efeitos da Inteligência Artificial (IA) nas nossas vidas online.
O projeto pretende promover a literacia mediática e digital junto das comunidades educativas, ajudando alunos e professores a compreender e questionar os impactos da IA nos meios digitais, nas redes sociais e na construção da informação.
Esta iniciativa foi originalmente desenvolvida pelo Tactical Technology Collective, pelo Politecnico di Milano e pela Federação Internacional de Associações e Instituições de Bibliotecas (IFLA), com o apoio do Fundo Europeu de Media e Informação (EMIF), administrado pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Atualmente, a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) dá continuidade ao projeto de forma autónoma, promovendo a sua implementação em escolas de todo o país.
Atividades em 2025-2026
O projeto incluirá uma exposição interativa e atividades formativas sobre áreas emergentes da literacia mediática, nomeadamente:
O espectro do assédio
Máquinas de estereótipos
Influência política
Fraudes online
Formação e workshops
Formação de docentes: sessões dedicadas às temáticas da exposição, destinadas a professores das escolas da proximidade geográfica.
Sessões para alunos: workshops e atividades orientadas pela biblioteca escolar, dirigidas às turmas do ensino secundário.
Objetivos
Compreender os desafios associados aos atuais ambientes digitais;
Desenvolver uma atitude crítica e responsável face à informação online;
Promover competências de literacia mediática e digital essenciais para a cidadania digital.
Porquê este projeto
O projeto reforça o compromisso do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão com uma educação inovadora, crítica e responsável no uso da tecnologia.
Num contexto em que a Inteligência Artificial molda a forma como comunicamos, aprendemos e interagimos, é essencial preparar os alunos para pensar de forma autónoma, compreender os mecanismos digitais que os rodeiam e agir eticamente no espaço online.
Ao integrar o projeto Supercharged by AI, o AESCD assume um papel ativo na formação de cidadãos informados, conscientes e preparados para os desafios do mundo digital.
O projeto pretende promover a literacia mediática e digital junto das comunidades educativas, ajudando alunos e professores a compreender e questionar os impactos da IA nos meios digitais, nas redes sociais e na construção da informação.
Esta iniciativa foi originalmente desenvolvida pelo Tactical Technology Collective, pelo Politecnico di Milano e pela Federação Internacional de Associações e Instituições de Bibliotecas (IFLA), com o apoio do Fundo Europeu de Media e Informação (EMIF), administrado pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Atualmente, a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) dá continuidade ao projeto de forma autónoma, promovendo a sua implementação em escolas de todo o país.
Atividades em 2025-2026O projeto incluirá uma exposição interativa e atividades formativas sobre áreas emergentes da literacia mediática, nomeadamente:
O espectro do assédio
Máquinas de estereótipos
Influência política
Fraudes online
Formação e workshopsFormação de docentes: sessões dedicadas às temáticas da exposição, destinadas a professores das escolas da proximidade geográfica.
Sessões para alunos: workshops e atividades orientadas pela biblioteca escolar, dirigidas às turmas do ensino secundário.
ObjetivosCompreender os desafios associados aos atuais ambientes digitais;
Desenvolver uma atitude crítica e responsável face à informação online;
Promover competências de literacia mediática e digital essenciais para a cidadania digital.
Porquê este projetoO projeto reforça o compromisso do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão com uma educação inovadora, crítica e responsável no uso da tecnologia.
Num contexto em que a Inteligência Artificial molda a forma como comunicamos, aprendemos e interagimos, é essencial preparar os alunos para pensar de forma autónoma, compreender os mecanismos digitais que os rodeiam e agir eticamente no espaço online.
Ao integrar o projeto Supercharged by AI, o AESCD assume um papel ativo na formação de cidadãos informados, conscientes e preparados para os desafios do mundo digital.





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